Desde o ano 2000 o CASDM tem se voltado ao atendimento de crianças, a fim de garantir espaços de acolhida, proteção, prevenção, educação e desenvolvimento integral. A princípio o foco eram os pequenos de 0 a 5 anos, na creche. A partir de 2006 teve início, na unidade Sede e no Centro Juvenil Madre Clélia Merloni, o Projeto Jornada Ampliada, para crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, visando à constituição de espaços de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária.
Sempre seguindo as orientações da FAS (Fundação de Ação Social) de Curitiba, este projeto foi sofrendo diversas modificações e adaptações em sua estrutura até chegar ao atual Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que se realiza através de várias parcerias que o CASDM firma com a FAS, para crianças e adolescentes encaminhados pelo CRAS. Porém, tendo em vista que algumas famílias não conseguem este encaminhamento, por conta do limite da renda, mas levando em consideração diversas outras situações de vulnerabilidade apresentadas pelas crianças e adolescentes, além da econômica, o CASDM criou o Projeto SEMENTES DO AMANHÃ, de execução própria, para poder atender esse público que não se enquadra no público alvo do CRAS, e que por esse motivo, contribuem de alguma forma com a entidade para a manutenção das atividades ofertadas neste projeto.
Através desse serviço busca-se, por meio de experiências lúdicas, culturais, esportivas e de uma postura acolhedora por parte dos educadores e demais profissionais envolvidos, promover nas crianças e adolescentes o desenvolvimento cognitivo, físico e psíquico, o respeito consigo mesmo, com seu semelhante e com o meio no qual está inserido, o senso crítico e afetivo, entre outras dimensões do ser.
Portanto, visamos à formação de cidadãos autônomos, capazes de atuar sobre a sua própria realidade, e responsáveis, que se tornam multiplicadores de ações que promovem e defendem a vida, pois ao promover e valorizar sua vida, o indivíduo acaba sensibilizando e estimulando outras pessoas a fazerem o mesmo. Por isso, cada criança e adolescente alcançados por esse projeto são verdadeiras “sementes de um amanhã” melhor, de um mundo mais justo e solidário, da “civilização do amor”!