Desde o início dos trabalhos com crianças na creche no Sabará, o CASDM teve a preocupação de desenvolver nelas o espírito investigativo e de compartilhar as pequenas conquistas de cada criança e cada turma com as famílias e a comunidade. Foi com essa intenção que surgiu a ideia de um evento semelhante às “feiras de ciências” organizadas por diversas escolas e universidades, claro que adaptada à nossa realidade e também com a intenção de realizar uma prestação de contas para a comunidade dos trabalhos realizados ao longo do ano nas unidades da instituição. O evento foi batizado com o nome de FEIRA DA VIDA, pois seu maior objetivo era justamente partilhar a Vida e as experiências de aprendizado, de crescimento no dia a dia, os frutos da VIDA que se agita nas unidades e de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano no CASDM. As primeiras “feiras” ocorreram somente no CEIDM Sabará.
A partir de 2006, com o início do Projeto Jornada Ampliada, em parceria com a FAS, também as crianças e adolescentes do contraturno começaram a participar. Um dos destaques foi para a Feira da Vida de 2008, que aconteceu no Parque dos Tropeiros. Foi um dia de muito trabalho por parte dos funcionários e voluntários da entidade para organizar o salão redondo que nos foi cedido pela Prefeitura, mas valeu a pena! A participação das famílias foi excelente e as experiências compartilhadas enriqueceram não apenas os visitantes, mas entre as equipes das diferentes unidades também houve muito aprendizado.
A partir de 2010, após a inauguração do CISDIMI, a maioria dos eventos do CASDM passou a ser realizado no ginásio dessa unidade. Assim, a Feira da Vida, na maior parte das suas edições, aconteceu ali. Também se começou a escolher um tema específico para “iluminar” e orientar a elaboração das atividades, a construção de materiais e preparação das apresentações de cada Feira. Geralmente o tema é relacionado ao tema da Campanha da Fraternidade da CNBB ou aos objetivos do planejamento anual do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o qual é construído com toda a equipe sociopedagógica da entidade.
Uma das edições que teve grande participação das famílias e comunidade ocorreu no ano de 2017. No mês de outubro foi realizada a X Feira da Vida, com o tema: “Fraternidade e Biomas Brasileiros”, inspirado no tema da Campanha da Fraternidade do ano. Cada unidade escolheu um bioma do Brasil para “explorar” nas atividades com crianças, adolescentes e idosos, e na Feira da Vida cada grupo apresentou de modo criativo as descobertas realizadas. O ginásio ficou apertado para tantos móbiles, cartazes, pratos típicos, fotos, painéis e tantos outros materiais trazidos para representar a riqueza da natureza e da cultura brasileira.
Excepcionalmente a Feira também ocorre nas unidades, onde cada equipe organiza com os seus usuários algo simples para ser apresentado e exposto. Foi o que ocorreu em 2019, devido à situação vivida naquele momento por conta do processo de fechamento das duas unidades de Educação Infantil, que ocorreu em dezembro do mesmo ano.