Este projeto, que é desenvolvido na unidade CECOPI, é aprovado pelo CMDPI – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, para captação de recursos de Imposto de Renda de empresas e pessoas físicas.
No CASDM o trabalho com pessoas idosas acontece desde 2012, e foi reestruturado em 2015 graças aos recursos que foram captados junto às empresas. Hoje está solidificado e faz uma grande diferença na vida das pessoas idosas atendidas.
É um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que já está implementado e segue todas as orientações emanadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, bem como pelas diretrizes da Fundação de Ação Social de Curitiba. É um conjunto integrado de ações desenvolvidas de forma continuada, permanente e planejada pela entidade, no sentido de garantir um atendimento qualificado para as pessoas idosas, especialmente da região da Cidade Industrial de Curitiba e comunidades vizinhas. Nele são atendidas 150 pessoas idosas, com 60 anos ou mais, com atividades de convivência, saúde, cultura e lazer.
O grande diferencial do Projeto CECOPI - Vida e Vínculo, é que será uma proposta intergeracional, integrando os usuários das nossas 04 unidades de atendimento.
A intergeracionalidade é um dos eixos estruturantes do SCFV para pessoas idosas, que junto à convivência social visa a desenvolver sociabilidades e estimular vivências coletivas, de modo a fortalecer os vínculos familiares e comunitários e prevenir riscos sociais como a segregação e o isolamento.
A equipe do CASDM acredita, com a confirmação na realidade e nos impactos positivos deste projeto, que pode colaborar para criar uma cultura solidária que passa pela humanização das relações e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
Quanto à importância de um projeto como este, é indiscutível. Quantas pessoas que hoje estão conosco e que testemunham a transformação nas próprias vidas. Houve melhoras na saúde física e mental, na superação do abandono e da solidão, na ampliação do círculo de relações, no fortalecimento da autoestima, no estreitamento dos vínculos familiares, entre outros.