RETORNO DO RECESSO - EXPLORANDO NOVOS ESPAÇOS
Crianças brincam o tempo todo, e brincando, se relacionam com o mundo, as pessoas e os objetos. Na brincadeira expressam sentimentos, prazeres, inventam, relaxam, desenvolveram a identidade, se relacionam, exploram o corpo, criam regras e linguagens. E assim, vivenciam cada momento e têm a autonomia estimulada. Ao retornar do recesso de julho, as professoras do Mat. I-C desenvolveram com as crianças o projeto de exploração de novos espaços dentro e fora da sala. Com isso, as crianças vão ganhando mais autonomia e se trabalha também o eixo de movimento.
PROJETO LATA LITÉRÁRIA - CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
A ideia de trazer recursos diferenciados na contação de histórias é uma alternativa que as professoras do Maternal I-C encontraram para desenvolver a atenção favorecendo a aprendizagem, além do desenvolvimento físico, motor e cognitivo. Os pais também participaram desta brincadeira levando a nossa "lata literária" para casa para nos ajudar, buscando ideias artesanais e reciclagem como recursos para a contação. Ao retornar a lata, contamos a história com o elemento confeccionado pela família em sala… As crianças gostaram bastante da novidade, e a cada dia estão mais envolvidos nas tramas da leitura, foco desse trabalho - desenvolver um gosto real e verdadeiro de ouvir histórias e, no futuro, tornar-se um verdadeiro leitor.
Aproveitamos para agradecer a participação da mãe da Maria Eduarda, Ana Carolina, que gentilmente aceitou vir até o CEI e contar a história para todos os colegas, tornando assim um momento único na vida da Maria e dos seus coleguinhas.
PROJETO FESTAS JULINAS
Outro projeto vivenciado pela turminha foi sobre as festas juninas. Durante esse projeto as crianças interagiram bem e exploraram gestos e ritmos corporais, através das danças e brincadeiras tradicionais das festas juninas, como por exemplo: Brincadeira de tomba latas; Dança do pau de fita; etc.
As crianças também participaram ajudando na ornamentação da sala com a confecção dos milhos e a pintura coletiva em papel kraft para confecção dos balões, o que, além da estimulação visual também proporcionou a estimulação do movimento de pinça.
Postado dia 31/07/2017, por CEIDM SABARÁ.