CJMCCentro Juvenil Madre Clélia Merloni

Fundação: 19/11/2005

Atividades realizadas na unidade…

  • Sede administrativa da entidade
  • Projeto Sabará mais Vida: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para 120 crianças e adolescentes
  • Projeto Coletivo Coca-Cola: Cursos de Marketing, Comunicação e Tecnologia e eventos para jovens e adultos da comunidade
  • Central de controle das excursões promovidas pelo CASDM
  • Atendimento ao público
  • Produção do pão e demais lanches das unidades do CASDM

Um pouco de história…

O Centro Juvenil Madre Clélia nasceu como resposta aos “gritos da juventude”. No ano 2000, o CASDM recebeu em doação um terreno com um sobrado, construído por voluntários em mutirão, onde funcionava a Associação de Proteção à Infância – Casa da Criança Tia Tereza, que era mantida por pessoas da comunidade do Bairro Sabará.

Por um tempo, serviu como depósito da entidade. Certo dia, as Irmãs foram informadas que o local estava sendo assaltado e depredado. Ao chegar, Ir. Anete encontrou 09 adolescentes que afirmaram estar brincando “no seu clubinho”.

Rezando e refletindo com a diretoria, Ir. Anete percebeu nessa “atitude rebelde” um grito por socorro, vindo da juventude abandonada à própria sorte, sem escola, sem orientação, sem um lugar seguro onde pudessem aprender, divertir-se, brincar, enfim, “crescer em estatura, sabedoria e graça”, longe das armadilhas que o mundo lhes prepara.

Após muito discernimento, as Irmãs Apóstolas junto à Diretoria, mais uma vez “arregaçaram as mangas” e começaram a arrecadar fundos para a realização da nova construção. Assim, em 2005, o que parecia um sonho quase inatingível tornou-se realidade!

Graças a recursos arrecadados em eventos e às inúmeras doações de empresas e benfeitores, a obra foi concluída e inaugurada em 19 novembro de 2005. No CJMC já aconteceram diversas atividades para a comunidade, tais como a Escola de Futebol e Cidadania Sabará, Projeto Jornada Ampliada e diversos cursos como: Violão, Informática, Corte e Costura, Pintura, Panificação, Confeitaria, entre outros.

Em 2010, o Centro Juvenil passou por algumas reformas e o espaço foi destinado exclusivamente para o atendimento de crianças de 05 a 15 anos nos Serviços Socioeducativos (contra-turno escolar), entre outros cursos eventuais. Atualmente, temos nessa unidade 120 vagas para crianças e adolescentes no Projeto Sabará mais Vida e nas oficinas de Judô, Dança e Capoeira, além dos cursos do Coletivo Coca-Cola para jovens e adultos.

Panificadora Sonho de Criança…

Ao lado do Centro Juvenil, funcionava a Panificadora Sonho de Criança, que nasceu com o objetivo de ser uma escola de panificação para a comunidade e fornecer os lanches da creche. Com o tempo passou a atender ao público e a empresas da região.

Em 2010 foi reestruturada para ampliar o atendimento, porém, devido a mudanças na legislação, a panificadora foi fechada em dezembro de 2011. No entanto, a entidade manteve o maquinário para continuar a fabricar o pão e outros lanches para as crianças, adolescentes, idosos e funcionários das 5 unidades.