CISDIMI (3)Centro de Integração Social Divina Misericórdia

Fundação: 07/11/2009

Atividades realizadas na unidade…

  • Projeto Sabará mais Vida: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para 230 crianças e adolescentes
  • Projeto Espaço Cidadão Musical: Aulas de Canto, Flauta, Violão, Baixo e Percussão  para crianças e adolescentes da comunidade
  • Aulas de Dança Contemporânea (ballet, jazz, ginástica artística)
  • Oficinas de judô, vôlei e circo
  • Escola de Futebol e Cidadania Sabará
  • Dança Gauchesca para adultos
  • Locação das quadras (sintético e ginásio) para pais e grupos da comunidade
  • Escola de Pais
  • Festas e eventos beneficentes
  • Atendimento ao público em geral

Um pouco de história…

Atento aos sinais dos tempos e buscando responder às necessidades da comunidade, o CASDM vai alargando os horizontes e construindo novos espaços…

Entendemos que o lazer e o esporte são direitos importantes e frequentemente negados à população de baixa renda. Nas periferias das grandes cidades faltam locais onde as pessoas possam passar horas agradáveis, onde as crianças, jovens, adultos e idosos da comunidade possam praticar esportes e ginástica, onde as famílias possam reunir-se para um lazer no final de semana, etc. E não é diferente nos bairros da região CIC: os poucos espaços que existem são insuficientes para atender a demanda ou se tornaram pontos para o tráfico de drogas; além disso, pouco é investido pelo poder público nessa região na área do esporte e lazer.

Constatada esta necessidade e tendo em vista o crescimento da Escola de Futebol da entidade, achou-se por bem pensar um projeto que respondesse a esta demanda, o qual foi apresentado a um empresário de Curitiba, que resolveu ajudar e doou um terreno de 20.000 metros quadrados no bairro São Miguel (antigo Alto da Bela Vista) para o CASDM.

Assim, o CISDIMI – Centro de Integração Social Divina Misericórdia – passou a ser a 4ª unidade do CASDM, atendendo uma média de 350 crianças e adolescentes semanalmente. Essa unidade foi construída com o apoio de diversos parceiros, entre os quais merece destaque a Associação Brasileira de Educação e Cultura – ABEC, dos Irmãos Maristas e foi inaugurada numa linda festa que aconteceu nos dias 07 e 08 de novembro de 2009.

No ano seguinte, com os recursos que “sobraram” da construção, foi possível construir uma quadra de grama sintética, o que possibilitou ampliar ainda mais o atendimento, dobrando o número de vagas na Escola de Futebol. Faltam vários detalhes a serem concluídos para que a unidade fique pronta, além da construção de um campo de futebol, também de grama sintética, duas canchas de bocha e de malha, além de mais um bloco de salas, cujos projetos estão em andamento.

Esse é mais um espaço que o CASDM coloca à disposição da comunidade, cumprindo assim o papel que iniciou há mais de 30 anos.