O Centro de Assistência Social Divina Misericórdia – CASDM é uma Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos, que nasceu em 1983, a partir de um projeto do Serviço Social e no bojo da Igreja Católica, e desde então vem cumprindo seu papel social na comunidade onde está inserida, prestando serviços à comunidade na área da Assistência Social e Educação, particularmente ao público infanto-juvenil e às pessoas idosas.

Desde sua fundação o CASDM procurou pautar suas ações nos valores do Evangelho. Os projetos da instituição que atendem crianças e adolescentes têm como mística e lema inspirador o exemplo de Jesus que “crescia em estatura, sabedoria e graça” (Lc 2,52).

Missão da Instituição: Segundo o artigo 3.º do seu Estatuto Social, o Centro de Assistência Social Divina Misericórdia (CASDM) tem por missão ser um espaço qualificado de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos socioassistenciais e educacionais às crianças, aos adolescentes, aos idosos, às famílias e pessoas para o enfrentamento da vulnerabilidade social e a conquista da cidadania.

Princípios da Instituição: respeito à dignidade, à autonomia e à decisão do usuário; igualdade de direitos no acesso às informações e ao atendimento; defesa da universalização dos direitos humanos, civis, sociais e políticos e o compromisso com a qualidade dos serviços prestados aos usuários.

 

Valores institucionais:

  •  Nos relacionamentos: ética, acolhida, solidariedade e respeito.
  •  No atendimento: competência, profissionalismo, responsabilidade e equidade.
  •  Na administração: transparência, justiça, diálogo e cooperação.
  •  Em todas as circunstâncias: AMOR.

 

Público-alvo:

Em suas unidades de Educação Infantil e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o CASDM atende prioritariamente a crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social, na faixa etária de 3 meses a 15 anos, num número aproximado de 900, diretamente por semana. Destes, 360 são crianças de 3 meses a 5 anos, atendidas nos CEIDMs e outras 500, de 6 a 15 anos, nas unidades CISDIMI e CJMC, nos SCFV. Além disso, atendemos uma média de 150 idosos por semana no Centro de Convivência para Pessoas Idosas Divina Misericórdia.

 

Programas e Projetos da Instituição:

  • Educação Infantil (CEIDM – Unidades Sabará e Boqueirão) – convênio com a Secretaria Municipal de Educação.
  • Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 06 a 15 anos: Projeto Sabará Mais Vida (Unidades CJMC e CISDIMI) em convênio com a FAS/MDS, e Projeto Sabará Ativo (Unidade: CISDIMI) – convênio aprovado no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMTIBA.
  • Projeto Espaço Cidadão Musical – em parceria com o Instituto CONSER; convênio com o Ministério da Cultura e patrocínio da esfera privada (empresas: Volvo, Barigui Financeira, ALL Logística e outros apoiadores).
  • Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoas Idosas: Projeto Queremos Viver (Unidade: CECOPI) – parceria com a FAZ e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – CMDPI.